O Óleo que Contaminou o Litoral Brasileiro

O maior desastre ambiental do país foi caracterizado por manchas de óleo que se espalharam no litoral brasileiro. As primeiras manchas de óleo surgiram em agosto de 2019 em Ipojuga, litoral sul de Pernambuco.

 

Os nove estados do Nordeste, também o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, registraram manchas de óleo, ao todo 1004 localidades, segundo o IBAMA.

Os prejuízos foram muitos, entre eles a morte de tartarugas, aves, mamíferos e peixes, contaminação de várias regiões de mangue, além de prejuízos econômicos principalmente em áreas muito frequentadas por turistas.

Voluntários e a Marinha deram as mãos e passaram a limpar as praias. 

O principal suspeito continua sendo um navio-tanque de bandeira Grega, o Bouboulina. A embarcação estaria levando óleo da Venezuela ruma a Singapura, e foi o único que navegou pela possível área onde foi identificada uma primeira mancha inicial de petróleo cru a aproximada mente 700km da costa brasileira no fim de julho de 2019.

Problemas Ecológicos – Derramamento de Petróleo

A poluição causada pelo petróleo pode ser acidental (vazamento de navios petroleiros ou de poços de petróleos abertos no mar) ou sistemática, que resulta da lavagem de navios petroleiros. As perdas acidentais são responsáveis pelas “marés negras”, que cobrem grandes extensões de água, matando muitos seres vivos. Veja suas consequências:

  • Diminui a passagem de luz na água dificultando a fotossíntese e com isso causando a morte de plânctons e muitos animais;
  • Adere às brânquias dos peixes impedindo sua respiração;
  • Adere às penas das aves dificultando o isolamento térmico, causando morte por hipotermia;
  • Substâncias tóxicas presentes no petróleo podem passar por cadeia alimentar e atingir inclusive o homem.

 

Assuntos


Todos
Introdução à Biologia
Bioquímica Celular
Citologia
Histologia Animal
Os Seres Vivos Primitivos
Animais
Plantas
Fisiologia Animal
Reprodução e Desenvolvimento
Genética
O Surgimento e a Evolução dos Seres Vivos
Ecologia
Animais - Educação Nota 10